A dor é um assunto extremamente importante em qualquer medicina. Nas instituições de saúde constitui a principal queixa por parte da população em geral. É mais temida que a própria morte para a maioria das pessoas. Actualmente, acupuntura no tratamento da dor tem vindo a assumir um singular destaque em saúde.
Actualmente, o controlo da dor continua a ser um desafio constante para os profissionais de saúde e para as pessoas que experienciam a dor.
A medicina tradicional chinesa (MTC) é provavelmente uma das terapias mais antigas e continuamente praticadas no mundo. Nos últimos anos na Europa e, em particular, em Portugal assistimos a um fenomenal crescimento da MTC no panorama da nossa saúde. A acupuntura, um dos ramos da MTC, é uma prática terapêutica que tem sido alvo de interesse, não só pela sua atraente estética oriental, mas principalmente por se demonstrar uma técnica capaz de aliviar o controlo da dor.
É certo que a utilidade da acupuntura aplica-se a uma infindável lista de doenças e condições patológicas. No entanto, o uso da acupuntura especial no tratamento de vários tipos de dor consiste, muitas vezes, em evitar a instalação da doença e prevenir quadros clínicos mais complexos.
Quem nunca teve dor? Todos iremos ao longo da vida, uma vez ou outra, apresentar dor ou restrição. A dor constitui sempre uma experiência desagradável podendo envolver danos reais ou potências de uma parte do organismo. Pode surgir de um acidente, cirurgia, cancro, artrite, vários distúrbios físicos, ou mesmo emocionais. É possível manifestar-se como dor de cabeça, dor de garganta, dor de pescoço, dor no ombro, dor menstrual, lombalgia, ciatalgia, dor num membro, dor articular, assim como dor nos órgãos internos. Pode ser aguda ou crónica. Na realidade, funciona como um sinal de aviso, alertando a pessoa de que algo está errado. Simplesmente pode limitar o dia-a-dia e afectar a capacidade funcional de quem tem dor.
A dor aguda tem início agudo, é de curta duração e geralmente desaparece com o processo de cura. Entretanto, a dor crónica é diferente, é preocupante. Quem vive com dor crónica sabe que ela perdura para além do tempo esperado, não desaparece quando deveria e pode ser extremamente debilitante. Às vezes faz-se acompanhar de outros sintomas como tensão muscular, espasmo, rigidez, enfraquecimento, imobilização de uma parte do corpo. Os sentimentos de frustração, raiva e medo tornam-na mais intensa e de tratamento mais difícil.
É muito comum as pessoas ouvirem: “Está tudo bem consigo, não há nada de errado”; ou “Não há nada a fazer, terá que aprender a viver com a dor”. Pois… ninguém tem que viver com a dor.
Felizmente, a acupuntura tem vindo a ganhar o respeito dos profissionais de saúde e muitos médicos direcionam os seus pacientes para a acupunctura à procura de alívio e tratamento da dor.
Através da medicina tradicional chinesa e da acupunctura é possível aliviar completamente ou proporcionar o máximo de alívio da dor. Consegue-se melhorar a capacidade de cada um lidar com a dor, regular as emoções, aumentar a capacidade de realização das actividades de vida diárias.
De acordo com a visão global do paciente, o tratamento feito pelo profissional de acupunctura pode incluir massagem e outras técnicas específicas com o objectivo de encontrar uma resposta ampla capaz de controlar o sofrimento. No entanto, não podemos esquecer que esta terapia pode ser associada à medicina moderna ocidental, até porque, para o maior beneficio do paciente, consegue-se muitas vezes a redução da quantidade de drogas e medicamentos para o controlo da dor.
O caminho passa sempre pela informação e o devido esclarecimento a cada pessoa que procura acupunctura. Cada sessão envolve sempre a ponderação de todos os detalhes, história e enquadramento clínicos do paciente e explicação do que vai acontecer durante o tratamento por parte do acupuntor.
Viver esclarecido é fundamental para as nossas escolhas. Estar esclarecido em relação aos benefícios da acupunctura é fundamental para aumentar uma atitude positiva em relação à terapia, cooperando com o acupuntor na obtenção de resultados satisfatórios.
___________________________________________________________________
Onde pode fazer a sua marcação
- Através do 918865666, Av. de França, Edifício Capitólio, loja 63.
- Hospital da Lapa, no Porto
- Climed Senhor do Padrão, em Matosinhos