Deixar de Fumar com Acupuntura?

A cessação tabágica costuma ser um dos Top 10 objetivos no começo do ano!

E muito bem! É uma excelente resolução! Uma meta muito nobre!

Mas que não fique no esquecimento, como costumam ficar quase todos os objetivos do ano… a 15 de Janeiro já ninguém se lembra de 9 itens de uma lista de 10 do virar do ano!

Se a vontade é muita, a coisa vai ou racha! A motivação supera a dificuldade, não havendo obstáculos que impeçam esta resolução. Pode ser difícil… mas consegue-se!

Já não é a mesma coisa quando se trata apenas de uma alínea numa lista para 2019! O mais provável é que caia no esquecimento por sucessivos adiamentos ou que não se chegue a verificar uma cessação do hábtito como apenas uma curta pausa de meia dúzia de dias.

É preciso sentir o Clic! É necessário vontade, força e muita concentração! Lamento informar, mas a acupuntura não faz milagres! Nenhum tratamento faz milagres para a desabituação tabágica! Mas se a pessoa estiver focada e com vontade, a acupuntura pode tornar o processo milagrosamente mais fácil! Durante o tratamento é possível não experimentar o síndrome de abstinência, ou pelo menos sentir de forma muito mais leve.

As estatísticas referem que 3 em cada 4 pessoas que fazem acupuntura para pararem o vicio do tabaco, conseguem-no efectivamente   com ajuda da acupuntura.

Como é que a acupuntura pode ajudar?

A acupuntura  tem acção no sistema nervoso, capaz de inibir os sintomas de abstinência. Aumenta os níveis de endofirnas, como dopamina, seretonina e noroadrenalina, permitindo reduzir o desejo de fumar e controlar a ansiedade associada à dependência tabágica. É possível também reduzir o apetite e a vontade de comer, prevenindo o possível ganho de peso.

Como é que é feito o tratamento?

Tomada a decisão para avançar com prévia análise de todos os dados relativos ao paciente, inicia-se o tratamento tendo em conta a sua mais absoluta individualidade.

Dura cerca de 5 semanas, uma sessão ou duas por semana. É aconselhável fazer um tratamento mensal após a cessação, ou conforme as necessidades de cada pessoa.

Curiosidades!

Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia, fuma 600 por mês, 7200 cigarros por ano! Quem fuma há 10 anos, já se intoxicou com cerca de 72 mil cigarros; fumadores de há mais de 20 anos – 144 mil!

E os gastos? 1600 euros por ano…. que ricas férias!

Não vou mais longe!