Será que tudo vai correr como planeei para hoje! Será que vou conseguir chegar a tempo? Como me vou “sair” no encontro marcado? Vou conseguir concluir os meus projectos?
É futuro, o que vai acontecer, a aflição sobre a novidade e o que vem a seguir que nos gera ansiedade. O receio de não correr bem, de frustrar expectativas, de falhar…. são tantas as probabilidades sobre o “minuto seguinte” que nos dá uma sensação de falta de controle sobre os acontecimentos.
Pois, é isso mesmo! Não saber como vai ser dá uma sensação de falta de segurança, uma ameaça à falta de estabilidade! Em consequência projectamos-nos para o futuro próximo e deixamos de ter atenção ao presente, ao “aqui e agora”!
O problema surge quando a ansiedade, a dúvida e ameaça sobre o minuto seguinte se apodera de nós.
“Eu sinto-me paralisada, a respiração aflita, o coração dispara, mal consigo falar…”
Tão frequente esta descrição nos dias de hoje. Milhares de pessoas se identificam com este discurso!
A ansiedade é saudável quando nos prepara para competir, quando nos alerta para uma situação racionalmente preocupante. Mas quando nos bloqueia, nos aprisiona numa apreensão irracional de medo e preocupação, é já um sinal de distúrbio de ansiedade.
A preocupação excessiva e incontrolável em quase todas as situações quotidianas afecta gravemente o funcionamento diário, podendo tornar a pessoa incapacitante do ponto de vista emocional e psicológico.
A intranquilidade e estado crónico de medo pode evoluir para ataques de pânico, que são episódios de inicio súbito, de medo intenso e extremo desconforto, com sensação de ameaça de morte.
Independente do nível ou grau de ansiedade, esta resposta ao stress está cada vez mais presente nas sociedades modernas, onde o ritmo é muito acelerado, as exigências são elevadíssimas e os fenómenos de compensação são praticamente nulos.
Ansiedade na Medicina Tradicional Chinesa:
A Medicina Chinesa aborda a condição da ansiedade a padrões do coração, principalmente. Também o pulmão, o fígado, baço e o rim podem estar envolvidos energeticamente na ansiedade. As emoções afectam os orgãos, pelo que são responsáveis ou estão origem de muitas doenças (este será um tema futuro a ser aqui desenvolvido).
Em jeito de pincelada, passo a explicar:
- a ansiedade provoca desarmonia no Coração, e a pessoa sofrerá de palpitações, desconforto no tórax e propensão a ser muito inquieto e agitado.
- a ansiedade afecta o Pulmão quando é proveniente de tristeza, falta de sentido da vida, ou perdas. A pessoa tem voz fraca, palidez e propensão a chorar muito.
- a ansiedade combinada com medo envolve o Rim. A pessoa tem um olhar de pânico, rosto escurecido, sente-se profundamente pessimista, sente culpa muitas vezes. O medo pode alterar de tal forma o fluxo energético, que causa inibição, fobia, quebra da auto-estima, incontinência e bloqueio físico.
- a ansiedade relativa ao Fígado surge quando a pessoa não consegue realizar aquilo a que se propõe. É uma sensação de frustração associada à preocupação. As ideias próprias, sonho de vida e planos não conquistados podem causar uma estagnação por insatisfação, gerando também ansiedade.
- quando a ansiedade surge em resultado de excesso de pensamentos, pode estar envolvido um padrão de Baço. A pessoa conversa demasiado consigo própria e fica ansiosa a respeito dessas das suas “auto-discussões”.
Espero que o caro leitor não pense que tem uma doença no Coração por se identificar com as características de ansiedade associadas ao coração, por exemplo. A medicina chinesa considera síndromes patológicos e associa-os a padrões de vários órgãos, o quais não têm que sofrer obrigatoriamente de doença orgânica.
No tratamento de acupuntura é muito importante observar o paciente, toda a sua postura, tom de voz, movimentos, características físicas, bem como perguntar especificamente sobre o estado emocional. Em função dos padrões envolvidos e toda a sintomatologia, o compromisso da sessão de acupuntura é:
- acalmar a mente
- aliviar a ansiedade
- promover o sono
- diminuir o excesso de pensamentos
- aliviar a sensação de tristeza
- eliminar desconforto torácico
Parece inacreditável, mas os pontos de acupuntura, alguns deles, trabalham as características mentais, influenciando a Mente e o estado de espírito. Por isso, a acupuntura pode trazer tantos benefícios nesta área.
Uma Mente forte revela uma Essência forte. Um vida Mental e Emocional bem “reunidas” são um pré-requisito fundamental para uma mente clara, um Espírito resolvido e equilibrado.