A doença do refluxo gastroesofágico é um quadro em que os alimentos ou fluídos gástricos refluem do estômago para o esófago. Trata-se de conteúdo parcialmente digerido, bastante ácido podendo causar ardor, irritação do esófago, ardor, azia e outros sintomas.
Milhares de pessoas sofrem com este problema, sendo muito comum o seu tratamento complementar com acupuntura.
É uma situação muito comum após as refeições. Pode estar relacionado com fraqueza do esfíncter esofágico inferior, uma válvula muscular que isola o esófago do estômago, abrindo e fechando unicamente para passagem dos alimentos. Quando esta válvula fica frouxa, debilitada, os liquidos passam com alguma facilidade para o esófago. Este retrocesso alimentar provoca mal-estar e todos os sintomas.
Os sintomas mais notórios são:
- azia
- eructação (arroto)
- disfagia, dificuldade em engolir
- regurgitação ácida
Alguns factores que contribuem para o refluxo gastroesofágico:
- excesso de peso
- excesso de consumo de gordura, açúcar, álcool
- refeições exageradas
- gravidez
- hérnia do hiato
- tabagismo
- alguns fármacos
- esclerose sistémica
Normalmente, a abordagem para este problema é o tratamento farmacológico, como por exemplo a toma de antiácidos e protetores gástricos.
A doença do refluxo e Medicina Chinesa:
O estômago é órgão central na patologia do refluxo gastroesofágico. No entanto, na perspectiva da medicina chinesa, outros órgãos estão também envolvidos, como o baço, o o fígado e o rim.
Na consulta de consulta de acupuntura, será estudada a causa ou as causas deste problema, analisadas as queixas do paciente, os dados sobre alimentação e estilo de vida, outros sintomas físicos relevantes, circunstancia emocional em que a pessoa vive. Colhidas estas informações, em conjunto com observação, é feito identificado um padrão e elaborado um principio de tratamento com vista a restabelecer o fluxo normal do estômago e libertar a pessoa desta condição.
O stress emocional, como preocupação, excesso de pensamentos, cisma, culpa, vergonha, aflição, raiva, tristeza, etc, são experiências emocionais que afectam o funcionamento do estômago e geradoras de refluxo .
A dieta irregular e desequilibrada, com excesso de gordura, lacticínios, refeições processadas, excesso de carnes vermelhas, poucos vegetais, excesso de alimentos frios (como sandes, gelados e bebidas), excesso de alimentos ácidos (laranja, limão, vinagre, pickles, café, chocolate, tomate). As refeições rápidas e à pressa, associado aos erros alimentares, ao longo do tempo, são uma sobrecarga para o sistema digestivo.
O excesso de trabalho e o cansaço também enfraquecem bastante a saúde do sistema digestivo, contribuindo para a doença de refluxo.